Entre os dias 26 e 29 de junho, a unidade regional do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais de Uberlândia (Ipem-MG/Uberlândia) sediou a capacitação do Inmetro sobre verificação de balanças rodoviárias aos técnicos da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I) dos Estados da Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
O objetivo da capacitação é orientar os servidores sobre os procedimentos que devem ser adotados na verificação de instrumentos automáticos de pesagem de veículos rodoviários em movimento, bem como esclarecer as dúvidas sobre a norma técnica do Inmetro – NIT-SEMAS-002 – que entrou em vigor no dia 1º de julho.
No primeiro dia do curso, o diretor-geral do Ipem-MG, Fernando Sette, deu boas-vindas aos participantes e afirmou que o encontro é uma ótima oportunidade para que os órgãos delegados do Inmetro estreitem os laços em busca de parcerias cada vez mais sólidas.
Diretor do Ipem-MG participa da abertura do treinamento sobre verificação de balanças rodoviárias.
Sette também destacou a importância da verificação das balanças rodoviárias realizada pelos Ipems de todo o País para a segurança viária. “A verificação ocorre anualmente, com o intuito de conceder confiabilidade para a sociedade, ao inibir que o caminhão trafegue com excesso de peso, bem como ao caminhoneiro, para que não seja penalizado com autuações indevidas por excesso de peso”, explicou.
Na sequência, os instrutores do Inmetro Luciano Faruolo e Marcelo Morais agradeceram a disponibilidade do Ipem-MG em sediar a capacitação. Segundo Faruolo, o treinamento irá auxiliar na uniformização do processo de verificação dos instrumentos automáticos de pesagem de veículos rodoviários, que são realizados pelos órgãos delegados do Inmetro em todo o País.
O agente fiscal do Ipem-MG Uberlândia Natanael Lima contou que a capacitação foi esclarecedora, pois, além de orientar os servidores sobre as diretrizes da nova legislação, também sanou as dúvidas. “Outro ponto positivo foi o compartilhamento de experiências com os órgãos delegados de outros Estados”, afirmou.
Vale ressaltar que o excesso de peso dos veículos de carga contribui para o risco de acidentes, uma vez que gera o desgaste dos equipamentos e componentes dos caminhões e carretas. Além disso, a sobrecarga danifica a vida útil do pavimento e faz com que o veículo passe a trafegar em velocidades menores, prejudicando o escoamento normal e a capacidade da via.
Cabe destacar, também, que o controle do peso dos veículos é regulamentado pelos órgãos de trânsito e são realizados pelos Postos de Pesagem de Veículos (PPV).
Fonte: INMETRO