Com 84 votos a favor, dos 149 votos disponíveis, o brasileiro Guilherme Costa, servidor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foi eleito o novo presidente do Codex Alimentarius durante a 40ª Reunião da Comissão do Codex Alimentarius que ocorre em Genebra, Suíça, de 17 a 22 de julho. Na ocasião também foram eleitos três vice-presidentes, um do Líbano, um do Reino Unido e um da Indonésia.
A delegação do Brasil presente na reunião, composta por representantes do Inmetro, MRE, Mapa e Anvisa, articulou intensamente com representantes dos 187 países membros na busca de apoio à candidatura brasileira.
A coordenação do Comitê Codex Alimentarius do Brasil (CCAB) é realizada pelo Inmetro e representada pelo servidor André Santos. A atividade de coordenação desse Comitê é de extrema relevância para o país, uma vez que o Codex Alimentarius, ou Código de Alimentos, é referência para os produtores e processadores de alimentos, assim como para as agências nacionais de controle e para o comércio internacional. Isso porque as normas Codex têm como objetivo proteger a saúde dos consumidores e assegurar práticas equitativas no comércio internacional de alimentos.
Fonte: INMETRO