Convergência regulatória, possibilidade de acordos bilaterais e parcerias para projetos que beneficiem os países da América do Sul foram alguns dos temas abordados na reunião entre o Inmetro e o Instituto Nacional de Tecnología, Normalización y Metrología (INTN), do Paraguai, no dia 16/2. O diretor-geral do INTN, Ever Cabrera, e a diretora de metrologia, Maria Celeste Camerón foram recebidos pelo presidente do Inmetro, Luís Fernando Panelli Cesar, pelo coordenador-geral de Articulação Internacional, Jorge Cruz, e pelo diretor de Metrologia Legal, Luiz Carlos Gomes, entre outros representantes da Autarquia.
Presidente e diretores do Inmetro recebem o diretor-geral do INTN
Logo no início do encontro, Ever Cabrera ressaltou a importância da proximidade com o Brasil e afirmou que o Inmetro é referência internacional: “É como um irmão mais velho, um exemplo a ser seguido”. Ainda segundo o diretor, o trabalho integrado entre as duas entidades, além de propiciar a troca de conhecimento, tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de brasileiros e paraguaios.
Um bom exemplo é o projeto do INTN para a construção do Centro Tecnológico do Alto Paraná, focado em pesquisas na área de ultra alta tensão, biocombustíveis fármacos e outras áreas, que contará com o apoio técnico do Inmetro. Já o presidente do Inmetro reforçou a relevância de se tratar da convergência regulatória nesse momento, em que "o Brasil é o principal exportador do Paraguai e cada vez mais cresce o intercâmbio comercial entre os dois países.
Equipe da Caint também se reuniu com o diretor-geral do INTN, Ever Cabrera, e com a diretora de metrologia, Maria Celeste Camerón
Ao final do encontro, o presidente Panelli e o diretor Ever Cabrera assinaram um acordo de cooperação para o "Concurso de Ciência e Tecnologia – INTN", que resultará na aplicação de capacitação, para estudantes do ensino tecnológico e metrologia, paraguaios, nos laboratórios do Inmetro em Xerém, em data a ser definida.
Diretor-geral do INTN, Ever Cabrera, e o presidente Panelli buscam estreitar a relação entre os dois institutos
Fonte: INMETRO