Uma fiscalização conjunta autuou pelo menos oito postos de combustíveis e interditou cerca de cinco bombas de combustível no dia 7 de outubro, em João Pessoa. Os números são do balanço preliminar na operação do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq-PB) em conjunto com o Procon-PB.
Segundo o diretor-superintendente do Imeq, Artur Galdino, foram visitados mais de 20 postos em João Pessoa após um aumento no preço dos combustíveis constatado nesta terça-feira. Foram alvo da fiscalização postos com histórico de irregularidades e com denúncias de consumidores.
“Encontramos bombas com vazões divergente. É tolerável um desvio padrão de 0,5%. Ou seja, a cada 20 litros, pode divergir em 100ml para mais ou para menos. As bombas irregulares foram lacradas e, nos casos em que o consumidor foi lesado, o posto foi autuado”, explicou Galdino.
Também foram encontradas mangueiras irregulares, lacres rompidos, selos adulterados e produtos sem preço. Nos casos das bombas interditadas, os postos devem fazer o reparo junto a uma oficina credenciada e solicitar uma nova avaliação dos fiscais para que o equipamento seja liberado para uso.Fonte: INMETRO