Hoje quando levamos nossas crianças para brincar no Playground de parques ou mesmo dentro dos condomínios, acreditamos estarem seguros, pois sempre há diversas crianças brincando e nunca aconteceu nada.
Mas a verdade sobre nossos Playground é que poucas empresas procuram fazer a certificação do produto que garante uma segurança muito maior. Desta maneira ficamos muito distante do que é seguro.
Hoje no Brasil através da ABNT temos a norma 16071-2 – Requisitos de Segurança e mais 6 outras partes. Essas normas contemplam diversos itens de segurança que um Playground deve atender e como deve ser realizada a manutenção desses equipamentos.
Me recordo muito bem de um item que é bem importante mas se você parar para analisar poderá identificar um desacordo com a norma na maior parte dos Playground. Todo equipamento escorregador deve ter uma área de descanso de acordo com a inclinação do escorregador, para uma correta absorção do impacto, porém não é o que encontramos aqui em muitos parques. É muito comum ver fora do Brasil, a área de playground toda com um piso emborrachado para justamente amortecer o impacto, mas você se recorda de ter visto algum escorregador com uma área para absorção de impacto onde seu filho brinca? Esse é um só exemplo de vários quando o produto não passa por uma certificação.
Para ser bem simples e didático lembre-se sempre de procurar no brinquedo do Playground se há alguma placa com o selo do Innac ou que indique que o brinquedo passou por ensaios pela norma, desta forma oferecerá mais segurança para todas as crianças.
Gerente de Certificação