Entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, mais de 200 pessoas do Brasil, da Argentina, do Paraguai, do Uruguai e da Bolívia irão se reunir, em Brasília, para discutir temas de interesse dos cinco países. Eles participarão da 62ª reunião ordinária do subgrupo de trabalho nº3 “Regulamentos Técnicos e Avaliação da Conformidade” do Mercosul, que está sendo coordenado, nesse semestre, pelo Brasil.
As reuniões do subgrupo acontecem quatro vezes por ano e, em cada semestre, um país assume a presidência Pro Tempore do Mercosul. Depois do Brasil, será a vez do Paraguai. Além da plenária dos coordenadores nacionais, haverá reuniões do grupo de trabalho sobre brinquedos e das comissões de alimentos, de segurança de produtos elétricos, da indústria automotiva, de avaliação da conformidade, de metrologia (instrumentos e pré-medidos) e de gás doméstico e veicular.
Entre os temas que serão discutidos estão, por exemplo, o regulamento técnico metrológico de cintos de segurança, definições relativas a bebidas alcoólicas e o estabelecimento de uma metodologia para realizar o controle metrológico em pescados, moluscos e crustáceos glaciados.
Pelo Brasil, irão participar da reunião representantes do Inmetro, da Anvisa, da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e das Relações Exteriores (MRE).Fonte: INMETRO