Quase todos os dias usamos copos plásticos descartáveis, seja para tomar água ou algum refrigerante, seja para um cafezinho.
Praticamente estes utensílios só chamam alguma atenção quando, por exemplo, pegamos um copinho pequeno com café e ” queimamos “ os dedos. Daí duas atitudes possíveis: usar dois copinhos encaixados para melhor isolar o calor, ou ter cuidado em pegar pela borda, que não está quente.
Não sabemos que por trás de cada copinho há projeto de fabricação, escolha de materiais, disputa entre concorrentes, norma brasileira da ABNT e regulamentação do INMETRO.
A norma brasileira para Copos Plásticos Descartáveis – NBR 14.865 – foi publicada em 2002 e revisada em 2012, tendo definidos os critérios mínimos para assegurar a qualidade do produto oferecido ao consumidor.
Uma das dificuldades para a preparação desta norma foi não haver parâmetros estrangeiros em que se basear. A Comissão de Estudos propôs um teste de laboratório que simulasse o aperto dos dedos que seguram um copinho cheio, e então foi criado o ensaio de compressão lateral, em equipamento de laboratório.
Com esta parte estabelecida, também foi feito um grande trabalho de avaliação do peso mínimo que cada tamanho de copo deve ter, independentemente do tipo de plástico empregado. Podemos notar que todos os copinhos plásticos têm a superfície lateral canelada ou com anéis concêntricos: isso não é decoração para enfeitar, é estudo de resistência dos materiais, para usar o mínimo possível de matéria-prima para se obter a resistência à compressão lateral.
E o material não precisa ser atóxico? Sim, a norma exige ensaio de migração, isto é, um teste para garantir que não haja transferência de nenhuma substância do material para o líquido que vamos beber.
Tudo bem para o produto e o usuário. E o meio ambiente, não fica poluído com os copinhos usados?
O material dos copinhos é termoplástico, podendo ser poliestireno ou polipropileno. Ambos são 100% recicláveis, e têm uma marcação no fundo para facilitar a identificação nas usinas de recuperação, para depois serem usados na fabricação de outros objetos não destinados a contato com alimentos.
Os copos plásticos descartáveis certificados pelo INNAC são uma garantia de proteção à sua saúde, sem agredir o meio ambiente.
MARIANO BACELLAR NETTO
Engenheiro Especialista