O Museu Itinerante do Inmetro (Metromóvel) visitou, ao longo de 2017, seis escolas de nível fundamental. Ao todo, 489 alunos com faixa etária de 12 a 15 anos, de escolas municipais e federais, aprenderam sobre a importância da metrologia e como ela está inserida no dia a dia.
O Metromóvel possui parcerias com a Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias e com a Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro. Junto a essas instituições, o Museu do Inmetro já participou de ações especiais no município e na cidade do Rio de Janeiro, em eventos abertos ao público, no Parque de Madureira e na Praça do Pacificador.
Desde a sua criação em 2015, o Metromóvel visitou 20 escolas de nível fundamental e médio, realizou três eventos abertos ao público e recepcionou 3.558 visitantes, sendo 3.113 alunos, 144 professores e 301 visitantes espontâneos (eventos abertos ao público).
O laboratório móvel de divulgação científica recebe grupos de até 12 alunos simultaneamente. Durante a visita, os estudantes aprendem sobre como a metrologia está inserida no dia a dia, participam de experimentos com o microscópio e descobrem a diferença no consumo de lâmpadas incandescentes, fluorescentes e LED, entre outras atividades.
A última visita do Metromóvel aconteceu no dia 22 de novembro, no Colégio Pedro II, em Realengo. Ao todo, 77 estudantes participaram das atividades do Museu Itinerante na ocasião.
Inmetro recebe visita de alunos da rede pública
Em um projeto com a Prefeitura de Duque de Caxias, o Campus de Laboratórios do Inmetro em Xerém recebeu a visita de escolas públicas da cidade em 2017. Somente neste ano, 314 alunos de seis escolas do 9º ano do ensino fundamental puderam aprender um pouco mais sobre a metrologia, visitando os laboratórios da Dimci, Dimel e Dimav. Para o próximo ano, há a expectativa de que mais visitas possam ser feitas, dando continuidade ao projeto.
Fonte: INMETRO