Fiscais do IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão do Governo do Estado que tem como finalidade proteger o consumidor, analisaram as medidas – largura e comprimento – de diversas marcas de papel higiênico das linhas doméstica e institucional, a fim de verificar se a indicação apresentada pelo fabricante na embalagem está correta.
Durante a ação, realizada nos dias 6 e 7 de junho, de maneira coordenada na capital e nos laboratórios do IPEM-SP no interior do Estado de São Paulo, foram verificados 53 produtos. Deste total, 35 (66%) estavam irregulares, levando à autuação dos fabricantes.
Na Capital, foram analisados 4 produtos, dos quais 4 (100%) apresentaram medidas não correspondentes com o indicado na embalagem.
Interior
Em Bauru, o IPEM-SP fiscalizou 6 marcas, sendo que 5 (83%) apresentaram irregularidades.
No laboratório de Campinas, foram analisadas 3 marcas, com 3 (100%) de produtos irregulares.
Em Ribeirão Preto, foram avaliadas 10 marcas e 1 (10%) apresentou problema.
Na regional de São Carlos foram analisadas 9 marcas, sendo encontrados erros em 3 (33%).
No laboratório do IPEM-SP em São José do Rio Preto foram avaliadas 21 marcas, em 19 (90%) foram identificadas irregularidades.
As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.
Em 2017, a mesma operação verificou 43 produtos. Deste total, 17 (39%) estavam irregulares, levando à autuação dos fabricantes.
Orientação para o consumo
O IPEM-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para o download do guia acesse http://goo.gl/jYpCEk, aproveite e conheça outras publicações do IPEM-SP no link: http://goo.gl/Waw0P1.
Fonte: INMETRO