No período de 2 a 6 de outubro, o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) fez 75 ações de fiscalização no mercado. No total, 2.375 produtos foram fiscalizados, dos quais 440 foram apreendidos e 441 apresentaram irregularidades.
Natal e Mossoró, as duas maiores cidades do Rio Grande do Norte foram os alvos principais da fiscalização. As equipes de fiscais percorreram lojas do comércio, verificando se os produtos certificados apresentavam o conjunto de informações obrigatórias, como: dados do fabricante ou do importador, CNPJ da empresa fabricante, país de origem, faixa etária e, principalmente, o selo de identificação da conformidade. Todas as informações que devem estar escritas em português.
Os estabelecimentos em que são encontradas irregularidades têm até dez dias para apresentar defesa ao Instituto e estão sujeitos às penalidades previstas na lei, com multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.
Em outubro, o Ipem-RN também realizou uma campanha educativa junto a estudantes de escolas das redes pública e privada de Natal, Mossoró e Macaíba, com o intuito de criar o hábito de observar os itens obrigatórios determinados pelo Inmetro para os produtos no mercado.
Diretor do Ipem-RN, Cyrus Benavides, explica para estudantes o que deve ser observado antes de adquirir um produto
Fonte: INMETRO