A fiscalização denominada de “Operação Festa Junina”, realizada entre os dias 04 e 15 de junho pelo Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), encontrou irregularidades nos produtos típicos de Festa Junina.
Supermercados, mercados de bairro, mercearias e padarias da Grande Vitória e de municípios do interior do Estado foram fiscalizados pelo Ipem-ES, para a inspeção dos produtos mais consumidos nessa época do ano, tais como: amendoim, milho de canjica, paçoca, pé de moleque, doce de abóbora, cocada, pipoca e itens de decoração, dentre outros. Ao todo, foram fiscalizados 1.340 produtos.
Quarenta amostras de produtos foram recolhidas para realização de exames no laboratório do Ipem-ES. Desse montante, 33 já foram examinadas e apresentaram um percentual de reprovação de 9%, ou seja, foi observada uma quantidade efetiva de produto menor do que o conteúdo nominal declarado na embalagem.
As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao Instituto. A multa varia de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, dobrando em caso de reincidência.
Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem-ES, pelo telefone 08000-391112 de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.es.gov.brFonte: INMETRO