O Inmetro recebeu especialistas em Governança e Controle Interno, na ultima reunião do Comitê de Governança, Riscos e Controles do Inmetro (CGRC), realizada no dia 2. Estiveram presentes representantes da Caint, Cgcre, Dimel, Cored, Dimci, Dimav, Audin, Ouvid, Ctinf, Surrs, Surgo, Dicom, Profe, Dplan e Dconf, além do Assessor Especial de Controle Interno (AECI) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), Cláudio Azevedo Costa, e os coordenadores do Grupo de Trabalho da ISO, encarregado da elaboração da norma ISO 37000 (Orientação para governança de organizações), Victoria Hurth e Axel Kravatsky.
O objetivo da reunião foi atualizar o Inmetro sobre as atividades de Governança, de forma a contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais. O conceito de Governança é algo novo, mas que vem crescendo nos últimos anos. Segundo os coordenadores do grupo de elaboração da norma ISO, uma norma internacional para governança de organizações garante um nível mínimo de efetividade nos resultados, de aceitação dos stakeholders, de transparência e de responsabilidade nas prestações de contas.
Para Hurth, “a organização tem que ter bem claros quais são os seus propósitos” e é necessário saber diferenciar governança de gestão, pois cada uma exige habilidades diferentes. Hurth explicou, ainda, o conceito e o histórico de governança, além dos benefícios atingidos quando ela é bem executada, que vão desde obter mais conhecimento sobre onde gastar os recursos a decidir quais riscos devem ser tomados. Kravtsky explicou o papel do governo, no que diz respeito à governança pública, com definição de regras e como é feita a implementação e fiscalização.
Durante a reunião, as diversas áreas do Inmetro também fizeram apresentações em que foram abordados temas como cooperação técnica internacional, interface nacional e internacional na área de acreditação, Material de Referência Certificado (MRC), atividades e laboratórios da Dimci e Dimav, base legal e escopo de atividades da Dimel, atividades e interações com a sociedade da Dconf e a relação da Cored com a RBMLQ-I.
Segundo Luiz Carlos Arigony, membro da Secretaria Executiva do CGRC, previamente ao evento os palestrantes da ISO lhe solicitaram muitas informações sobre o Inmetro, de forma a poderem a tornar as palestras mais voltadas para o caso específico do nosso Instituto. Muitos desses questionamentos foram respondidos pelas diversas áreas do Inmetro diretamente aos palestrantes. "Essa interação entre Axel e Victoria com diversos colaboradores do Inmetro deve ter contribuído para tornar a reunião vibrante, contribuindo ainda mais para o aumento do interesse da audiência", afirmou.
Fonte: INMETRO