Começou ontem (31/07), no Rio de Janeiro, o Simpósio Conjunto Imeko 2017: “Ciência da Medição da Qualidade, Inovação e Sustentabilidade”. O evento, que acontecerá até dia 3 de agosto, tem como objetivo contribuir para a discussão sobre a importância de medições confiáveis a fim de melhorar a qualidade de vida da população e garantir a saúde humana e ambiental.
O encontro, organizado pela Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM), pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RIO), e pela Confederação Internacional de Medição (Imeko), com o apoio do Inmetro, trará discussões variadas relacionadas aos Comitês Técnicos da Imeko:
TC1 – Educação e Formação em Medição e Instrumentação
TC7 – Ciência da Medição
TC13 – Medições em Biologia e Medicina
Fizeram parte da mesa de cerimônia o vice-presidente da SBM, Américo Tristão Bernardes, o diretor de Metrologia Científica e Tecnologia (Dimci), Humberto Siqueira Brandi, a professora da PUC-RIO, Elisabeth Costa Monteiro, o representante do TC7, João Alves e Sousa, e o representante do TC1, Maik Rosenberger.
Na ocasião, o diretor da Dimci, Humberto Brandi, destacou a importância de debater os aspectos científicos da metrologia e fortalecer a colaboração entre os participantes do evento.
O Simpósio incentiva a integração de conceitos da ciência da medição, estimulando um novo diálogo entre acadêmicos, pesquisadores, estudantes, reguladores e profissionais dedicados à ciência da medição.
Cerca de 70 participantes estiveram presentes na abertura do evento.
Fonte: INMETRO