Nos dias 15 e 16 de maio, integrantes do Grupo de Trabalho da Rede Consumo Seguro e Saúde (GT-Brasil RCSS) reuniram-se, na sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Brasília, para debater o Plano de Trabalho para 2018. Entre os principais temas a serem tratados ainda este ano estão ações voltadas para a coleta de registros hospitalares de acidentes de consumo para alimentação do Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac). Instituída no Brasil em 2011, a rede atua na disseminação de informações e na formação de uma cultura de consumo seguro no país.
O grupo de trabalho (GT) da RCSS, composto pelo Inmetro, pela Anvisa e pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), tem como objetivos principais internalizar as decisões tomadas em nível regional, no âmbito da Rede Consumo Seguro e Saúde das Américas, e construir um posicionamento nacional sobre as questões debatidas regionalmente. Uma das mais relevantes linhas de ação do GT é implantar redes locais de consumo seguro e saúde, por meio da mobilização e da cooperação entre órgãos estaduais e municipais, tais como os Institutos de Pesos e Medidas (Ipems, órgãos delegados do Inmetro), os Procons e as Vigilâncias Sanitárias.
Participaram do encontro, entre outros, o diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro, Luiz Antonio Lourenço Marques; a diretora de Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária da Anvisa, Alessandra Bastos Soares; o coordenador de Assuntos Jurídicos da Secretaria Nacional do Consumidor, Gabriel Reis de Carvalho, e a representante do Ministério da Saúde, Renata Sakai.
Sobre a RCSS
Resultado de um trabalho integrado dos países membros da Organização dos Estados Americanos (OEA), a Rede Consumo Seguro e Saúde (RCSS) é uma ferramenta a serviço dos consumidores e autoridades da região para troca de experiências, difusão de informações e educação sobre segurança dos produtos e seu impacto na saúde e na segurança do consumidor.
Fonte: INMETRO