Entre os dias 8 e 19 de janeiro, o Laboratório de Eletroquímica (Label), da Divisão de Metrologia Química e Térmica (Dimqt), recebeu pesquisadores do Uruguai, da Argentina, da Colômbia e do Peru para uma capacitação intitulada “Treinamento no Sistema Primário de Medição de Coulometria”.
A capacitação foi oferecida no escopo do projeto de cooperação técnico-científica com o PTB, órgão congênere ao Inmetro na Alemanha. De acordo com Paulo Borges, pesquisador do Label responsável pelo treinamento, o objetivo é capacitar os participantes na técnica de titulação coulométrica com o uso do Sistema Primário de Coulometria para a determinação da pureza de sais, ácidos e bases, visando à produção de materiais de referência certificados (MRC) de compostos puros em seus países.
María Paula Mejías (INTI-Argentina) foi uma das participantes do curso e acredita que o conhecimento adquirido será extremamente útil ao trabalho que irá desenvolver. “Estamos iniciando na área de coulometria e, por isso, a capacitação foi tão importante para nós. O curso durou aproximadamente 10 dias e foi tempo suficiente para aprender, para conhecer os detalhes do processo, os cálculos e os fornecedores”, avaliou.
Também participaram da capacitação os pesquisadores estrangeiros Simone Cristiane Fajardo Ferraz (LATU-Uruguai); Ronald Orlando Cristancho Amaya (INM-Colômbia) e Javier Gedy Vásquez Arellán (INACAL-Peru ), além do técnico do Label, Kleiton da Cruz Cunha.
Fonte: INMETRO