O Inmetro irá atuar, pela primeira vez, como parceiro na avaliação do comportamento de desgaste de implantes ortopédicos de quadril e de joelho fabricados e comercializados no Brasil, por empresas nacionais. No início de maio, foi publicado no Diário Oficial da União o extrato da celebração de acordos de parceria entre o Instituto e duas empresas fabricantes de próteses ortopédicas.
Os acordos são oriundos de convites feitos pelas empresas Ortosíntese Ind. e Com. Ltda. e Iconacy Orthopedic Implants Indústria e Comércio de Produtos Médico Hospitalares Ltda. ao Laboratório de Biomateriais e Tribologia (Labit) da Divisão de Metrologia de Materiais (Dimat) do Inmetro. Eles têm duração de 24 meses e contam com aporte financeiro das empresas.
A concretização das parcerias é fruto do reconhecimento do laboratório quanto ao conhecimento científico e à capacitação técnica dos pesquisadores, que vem sendo acumulados ao longo dos anos, por meio dos ensaios executados com equipamentos simuladores da biomecânica humana de alta tecnologia.
Com as avaliações contempladas no escopo dos acordos, espera-se obter resultados significativos que permitam a compreensão dos mecanismos de desgaste (abrasão, adesão, fadiga, etc.) das próteses de quadril e de joelho fabricadas pelas empresas. “Isto possibilita que elas analisem os riscos causados pelo desgaste e atuem diretamente no projeto e na fabricação das próteses ortopédicas, visando prolongar ao máximo a vida útil dos produtos e evitando, assim, ‘recirurgias’ precoces associadas a falhas por causa do desgaste”, afirmou Rafael Trommer, pesquisador do Labit. Desta forma, fica claro que a determinação do comportamento do desgaste das próteses ortopédicas de quadril e de joelho fabricadas e comercializadas pelas empresas gera impacto direto na saúde e segurança dos pacientes que têm estes produtos implantados.
Outro desdobramento destes acordos é o estabelecimento de um banco de dados com os resultados de desgaste das próteses articulares, que servirá de referência para a indústria nacional para o desenvolvimento de seus produtos. No Brasil, o Labit é, atualmente, o único laboratório que oferece ensaios de desgaste simulado de implantes ortopédicos de quadril e de joelho embasados em critérios metrológicos e em conformidade com normas internacionais.
O pesquisador lembra que a infraestrutura do laboratório está disponível a todas as empresas nacionais fabricantes de próteses ortopédicas que desejem conhecer o desempenho tribológico (de desgaste e de atrito) de seus produtos.
Fonte: INMETRO