O Inmetro possui diversos acordos internacionais de cooperação técnica com institutos de vários países, tanto aqueles que possuem nível de conhecimento metrológico similar ao da Autarquia, como aqueles que estão construindo e reforçando suas bases. Nesse contexto, o Inmetro é referência para muitas instituições e, por isso, foi convidado pelo Instituto Dominicano para a Qualidade (Indocal) para iniciar um processo de pré-avaliação das capacidades de medição e calibração do laboratório de temperatura do instituto, com vistas a sua futura acreditação pelo Inmetro.
O representante do Inmetro nessa missão foi o pesquisador em metrologia e qualidade da Diretoria de Metrologia Científica e Industrial (Dimci), Renato Nunes Teixeira, que visitou o país entre os dias 19 e 23 de outubro. A ação fez parte do projeto de apoio a implementação do sistema de metrologia e avaliação da conformidade na República Dominicana. “Recebemos esse convite através da Coordenação-Geral de Articulação Internacional e nos colocamos à disposição para apoiar. O laboratório de temperatura do Indocal, como está em implantação, ainda não tem experiência na calibração de termômetros, e, por isso, necessitava de um apoio externo para identificar as suas carências de conhecimento técnico e do sistema da qualidade a fim de corrigir eventuais problemas”, explica Renato.
Ainda segundo o pesquisador, antes da visita foram realizadas videoconferências para orientação prévia, principalmente no que tange a questões documentais. “Após essa etapa, fui até a República Dominicana e, além de avaliar as questões técnicas, também dei dicas para facilitar a gestão e a organização do laboratório, na prestação de serviços de calibração”, complementa.
O vice-ministro de Cooperação Internacional da República Dominicana, Inocencio García Javier, ressaltou a relevância da colaboração do Brasil através desta importante transferência de conhecimento. Segundo ele, esta ação contribui para a execução da estratégia nacional de desenvolvimento, que busca criar uma infraestrutura de normalização, metrologia, regulamentação técnica e acreditação, que garanta o cumprimento dos requisitos dos mercados globais.
Mais informações para a imprensa:
(21) 3723-8088 e (21) 3723-8117
rafael.cavalcanti@inpresspni.com.br e suzana.ribeiro@inpresspni.com.br