Na última sexta-feira (01/09), o presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, assinou um Memorando de Entendimento (MoU) em comércio de produtos regulados com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic) e com a Administração Geral de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena (AQSIQ), em Pequim.
O objetivo desse acordo é aprimorar a conformidade dos produtos de consumo aos regulamentos obrigatórios pertinentes no Brasil e na China, melhorando os mecanismos de vigilância de mercado e, consequentemente, reduzindo o número de acidentes causados por produtos de consumo.
Entre as ações previstas para alcançar os objetivos do MoU destaca-se o fortalecimento do intercâmbio de informações referentes às políticas, aos regulamentos e às leis de segurança de produtos de consumo.
Ainda durante a missão, o presidente do Inmetro assinou um MoU em metrologia técnica e científica com o Instituto Nacional de Metrologia (NIM) da República Popular da China. O objetivo desse acordo é a troca de conhecimento acerca da ciência da medição nos campos da física, química e engenharia.
Após a missão na China, o presidente do Inmetro irá à Alemanha para tratar de temas relacionados à metrologia, à avaliação da conformidade, à acreditação e à superação de barreiras técnicas ao comércio.
Além de agendas no PTB (órgão alemão congênere ao Inmetro) em Berlim e em Braunschweig, estão previstas visitas técnicas ao Instituto de Metrologia Legal de Hannover e ao Bundesanstalt für Materialforschung und-prüfung (BAM), instituto federal da Alemanha que é referência mundial na área de pesquisas e testes em materiais.
Fonte: INMETRO