O coordenador-geral da Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade do Inmetro, Omer Pohlamann Filho, foi ao Piauí para tratar da parceria entre o Inmetro, o Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi). As três entidades se reuniram, na última terça-feira (17), para definir os termos do acordo. A Uespi irá viabilizar o estágio prático, no Imepi, de alunos de cursos como Engenharia, Direito, Física e Química. Paralelamente, o Inmetro oferecerá um curso de formação técnica na área da metrologia e avaliação da conformidade.
Segundo Omer, a parceria vai reunir teroria e prática. “Seria um curso de, em média, 400 horas, ministrado por técnicos do Inmetro, com o objetivo de agregar valor à formação dos alunos, unindo conhecimento teórico e prático”, explicou.
Omer Pohlamann Filho, do Inmetro, está apoiando o estabelecimento da parceria entre Imepi e Uespi
O diretor do Imepi, Maycon Danilo, afirmou que o instituto também está realizando uma parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), a fim de montar uma turma com 30 alunos de escolas públicas estaduais, que serão treinados em um curso de formação na área da metrologia, para serem absorvidos no mercado de trabalho. “É uma qualificação técnica, para capacitar os estudantes. Estamos analisando a possibilidade de extensão do curso para o sistema do Pronatec”, declarou Maycon Danilo.
De acordo com o reitor da Uespi, Nouga Cardoso, a associação dos órgãos é importante para aumentar a perspectiva de empregabilidade dos alunos. “Um curso deste pode ampliar as possibilidades de emprego dos alunos, além de aumentar a segurança dos empresários que vão poder contar com um funcionário especializado para supervisionar as medições, a fim de evitar futuros problemas com a comercialização de produtos que estão fora dos padrões definidos pelo Inmetro”, frisou o reitor.
Mais informações para a imprensa:
(21) 3723-8088 e (21) 3723-8117
rafael.cavalcanti@inpresspni.com.br e suzana.ribeiro@inpresspni.com.br