Representantes dos institutos de normalização, regulamentação e/ou metrologia da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai participaram, entre os dias 15 e 18 de agosto, de capacitações técnicas em medição da eficiência energética de lâmpadas LED e condicionadores de ar. A atividade aconteceu nas instalações do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), no Rio de Janeiro, e contou com uma visita técnica aos laboratórios do Inmetro, em Xerém.
A iniciativa faz parte do projeto “Fortalecimento dos Processos para a Avaliação da Conformidade e Processos de Medição de Ensaio para a Etiquetagem de Eficiência Energética de Aparelhos Eletrodomésticos”, firmado entre os Estados Partes do Mercosul e o Governo da Alemanha, por meio do PTB.
Três servidores da Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf) foram os instrutores sobre normalização, regulamentação técnica conceitual e Programa Brasileiro de Eficiência Energética (PBE) e dois profissionais da Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre) apresentaram as questões relacionadas à acreditação de Organismos de Certificação de Produtos e de Laboratórios. As visitas aconteceram no Laboratório de Compatibilidade Eletromagnética, da Diretoria de Metrologia Legal (Dimel), e nos laboratórios das divisões de Metrologia Óptica e de Metrologia Elétrica, da Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia (Dimci).
Fonte: INMETRO