O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) participou da primeira força-tarefa de postos de combustíveis da região. Além do Instituto, integraram a ação a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), a Delegacia do Consumidor (Decon) e a Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom).
As equipes percorreram 16 postos de combustíveis de Salvador e as ações resultaram em 64 bombas fiscalizadas, sendo 13 reprovadas e, dessas, 3 interditadas. Vazamentos internos e má conservação dos equipamentos estavam entre as irregularidades encontradas. Não foram identificadas fraudes relativas à bomba-baixa, quando o volume do combustível entregue ao consumidor é inferior ao indicado no visor.
O cidadão pode contribuir com a fiscalização observando os lacres e selos no equipamento. Em caso de suspeita de irregularidade, as denúncias podem ser encaminhadas à Ouvidoria do Ibametro pelo telefone 0800-0711888.