O Conselho de Administração do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) aprovou os atos da atual gestão do Instituto e a prestação de contas, referentes ao exercício de 2017, para que sejam encaminhados ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). A reunião foi conduzida pelo diretor-geral do Ipem-MG, Fernando Sette, e contou com a presença do Coordenador Geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I), Paulo Gomes da Silva.
Sette destacou a importância da política pública executada pelo Ipem-MG e as melhorias implementadas pelas ações de planejamento e monitoramento da atividade, parcerias realizadas e pela ampliação da escuta à sociedade por meio da Ouvidoria do Instituto. “O ano de 2017 foi um dos melhores para o Ipem-MG, pois foi alcançada uma cobertura territorial quanto às verificações e fiscalizações de mais de 92% dos municípios mineiros”.
O diretor-geral enfatizou a relevância da continuidade das parcerias realizadas pelo Instituto com os setores acadêmico, comercial, industrial e governamental. Em 2017 o Ipem-MG posicionou a Metrologia e Qualidade em trabalhos junto às seguintes instituições: Funec/Centec, Amis, Minaspetro, Sincovaga, Ceasa Minas, Secretarias de Fazenda e Saúde, Polícia Civil, Procon, ANP etc. Segundo Sette, destaca-se a parceria realizada no ano passado com a Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que permitiu capacitar inspetores de farmácias e drogarias de mais de 100 municípios mineiros, sobre os procedimentos das verificações e calibrações dos principais instrumentos utilizados pelos profissionais da área da saúde.
Durante a reunião, o Auditor Seccional e os gerentes de Contabilidade e Planejamento do Instituto apresentaram os balanços e prestações de contas de 2017. Posteriormente, o coordenador da RBMLQ-I, Paulo Gomes, parabenizou o trabalho desenvolvido pelo Ipem-MG.
Conselho
O Conselho de Administração do Ipem-MG é presidido pelo Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e composto por representantes da alta gestão e dos servidores do Instituto, além de representantes do Inmetro, da indústria (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Fiemg-MG e do comércio (Associação Comercial e Empresarial de Minas – ACMinas).
Fonte: INMETRO