No dia 30 de junho, a Agência Estadual de Metrologia do Mato Grosso do Sul (AEM/MS) realizou a fiscalização das balanças da CEASA-MS. Foram verificadas 16 balanças, das quais uma foi reprovada, pois estava sem as informações obrigatórias exigidas pela Portaria Inmetro nº 236 de 1994.
Toda balança utilizada para atividade econômica dever ter modelo aprovado pelo Inmetro e ser verificada periodicamente pelos órgãos delegados do Instituto. Quando aprovados, os instrumentos recebem a marca de verificação subsequente e marca de selagem (lacre plástico).
As balanças utilizadas para venda ao consumidor precisam estar em local iluminado, ter plataforma sólida, nivelada, sem calço e obrigatoriamente zerada. Devem ainda possibilitar livre acesso ao consumidor, de modo que este possa acompanhar a pesagem. Não é permitido ventilador de teto direcionado para a balança, para não influenciar na pesagem.
Em caso de reclamações ou denúncias, o cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria da AEM/MS por meio do telefone 0800 67 5220.Fonte: INMETRO