Por: Mariano Bacellar
Engenheiro Especialista do INNAC.
Para quem quer cuidar da sua saúde alimentar, e da de sua família, além da escolha adequada dos alimentos deve resolver a questão do equipamento: as panelas.
Panelas com propriedades antiaderentes são preferidas pela facilidade em lavar, sem resíduos difíceis de remover.
As panelas mais comumente oferecidas à venda têm uma superfície interna de cor escura, popularmente chamadas de “teflon”.
Teflon, na verdade, é uma marca da empresa de produtos químicos Dupont, mas ficou difundida como um nome comum.
O que é este material? Na verdade é um revestimento produzido por aplicação de várias camadas, com composição diferente, para ter muito boa aderência ao metal da panela, que geralmente é de alumínio, ao mesmo tempo em que apresente baixa aderência a alimentos que forem fritos ou cozidos, não se solte facilmente quando forem lavados, e sejam não tóxicos quando ingeridos.
Por quê esta última propriedade? Muitos já devem ter visto panelas usadas, nas quais o revestimento interno foi se desgastando, deixando aparecer o metal. Onde foi parar o revestimento?
Foi sendo progressivamente removido pelo contato com talheres metálicos, e ingerido junto ao alimento.
Por este motivo só devem ser usadas panelas de origem confiável, para garantir que o revestimento não seja tóxico.
As panelas certificadas pelo INNAC foram submetidas aos rigorosos ensaios da ANVISA para materiais em contato com alimento, sendo uma garantia de segurança para toda a família.