Estamos às vésperas de mais uma reunião internacional sobre segurança de brinquedos, do comitê ISO TC 181.
ISO – International Standards Association – é uma organização com participação de vários países do mundo, que pretende harmonizar normas variadas, de muitos assuntos relacionados com sistemas de gestão da qualidade, como a famosa ISO 9001, como normas de construção civil, encanamentos, roscas de parafusos e milhares de outros temas.
No que se refere a brinquedos, a ISO tem as normas ISO 8124, com várias partes dedicadas a problemas mecânicos, físicos, químicos, de inflamabilidade e de adequação de brinquedos conforme a faixa etária da criança.
Nas reuniões internacionais, pelo encontro de especialistas, há um contínuo esforço de atualização das normas, de acordo com os desafios dos novos brinquedos.
Os principais grupos de trabalho são formados por europeus, americanos e chineses. Apresentam estudos variados, e são apoiados por laboratórios de grande porte.
O Brasil foi convidado a participar desde 1995, porque na ocasião havia uma polarização Estados Unidos X Europa, e nossa presença ajudaria a equilibrar a situação.
Estivemos presentes na Tailândia, no Japão, na China, na Austrália, nos Estados Unidos duas vezes (Nova York e San Francisco), na Alemanha e no Brasil duas vezes, em São Paulo.
Na Dinamarca é a primeira vez, vamos trabalhar juntos.
Mariano Bacellar
Engenheiro Especialista