Como aprendemos com o nosso engenheiro Mariano Bacellar Netto, no artigo (Qualidade das suas panelas) os utensílios culinários trouxeram grande praticidades para a gastronomia, em destaque tem-se as panelas metálicas que possuem variações em sua estrutura caracterizadas pelas ligas metálicas de ferro, alumínio e inox.
A engenharia das ligas, contribui para desenvolver propriedades que os metais isolados não apresentam, assim chegando em ligas metálicas que possuem maior propriedade de condutividade elétrica e térmica, resistência a corrosão e mecânica, temperatura de fusão e brilho.
Contudo, a exposição de utensílios ao tempo, e temperatura durante processo de cocção dos alimentos pode resultar em alteração do conteúdo de nutrientes, pela migração de elementos que podem ser prejudiciais por apresentar grau de toxicidades aos alimentos como no caso do chumbo e o cadmio.
A intoxicação por migrações de certos elementos pode trazer desequilíbrios ao organismo, podendo causa malefícios a saúde, entretanto a panela de ferro que emitem pequenas quantidades de ferro em sua comida, acrescentando nutrientes necessários que aumentam a energia e ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
Nacionalmente, a ANVISA regulamenta as embalagens e equipamentos produzidos para contato direto com alimentos sejam confeccionados em conformidade com as boas práticas de fabricação de alimentos.
As panelas certificadas pelo INNAC foram submetidas aos rigorosos ensaios da ANVISA para materiais em contato com alimento, sendo uma garantia de segurança para toda a família.
Químico