Bom, antes de começar aqui meu texto, quero dizer que não tem spoiler nenhum, pode ler sem qualquer perigo. 🙂
Como sou fã da franquia de Toy Story, assisti a todos no cinema desde do primeiro FILME em 1995, onde o Woody descobria que poderia ser trocado como brinquedo favorito do Andy e acaba ganhando um novo e grande amigo que seria o Buzz.
Mas diferente de todos os outros filmes da franquia, Toy Story 4 coloca mais um novo personagem nessa história: temos o “garfinho” que é um brinquedo criado com sobras de lixo pela Bonnie. Cabe uma pergunta, este garfinho pode ser considerado um brinquedo? É aí que entra o motivo deste texto aqui, em uma página de organismo de certificação de produtos e grande especialista em certificação de brinquedos.
Lógico que o “garfinho” ainda não passou por nenhum tipo de teste que os demais personagens de Toy Story já passaram (todos certificados pelo Innac, rs), para serem brinquedos, que serviram por tantos anos para o Andy e agora estão nas mãos da Bonnie.
Mas será que o garfinho apresenta algum risco para a Bonnie mesmo sendo criado por ela? Não necessariamente, pois a idade que a Bonnie apresenta no desenho é entre 6 e 7 anos, fato que já tira muitos dos riscos que um brinquedo como um “garfinho” pode oferecer.
O que é mais encantador e que o desenho passa para todos os fãs é a forma como Andy e agora a Bonnie são envolvidos por seus brinquedos e como o lúdico ou o faz de conta faz com que todo um universo seja criado em volta dos brinquedos.
Não existem jogos eletrônicos, nem celulares e tablets, apenas brinquedos e a imaginação da Bonnie.
Sim, o “garfinho“ é um brinquedo , um brinquedo criado pela Bonnie e que vive em um mundo lúdico que ela criou. Como Vygotsky (psicólogo russo) já dizia, é muito importante para formação da criança e da sua personalidade o ato de brincar e ter todo o seu mundo criado com suas regras. Toy Story sempre, em todos os filmes, passa esse tipo de lição: quanto esse brincar é importante para a criança, seja com brinquedos que são fabricados, seja com brinquedos que são criados por ela mesma. O mais importante de tudo isso é que o brincar nunca vai deixar de existir para qualquer criança e os brinquedos sempre farão parte desta fase tão importante. Lembramos que, quando for comprar seus brinquedos, não esqueça de verificar se está certificado e de preferência com o selo do Innac, e se caso seu pequeno for criar seu próprio brinquedo fique atento aos eventuais riscos que podem apresentar os itens que serão utilizados, e boa brincadeira.
Gerente de Certificação