Por: Mauricio Oliveira
Gerente de Certificação do INNAC
Quando for comprar algum brinquedo sempre olhamos para as advertências existentes nas embalagens, a mais comum é a advertência de partes pequenas que é sempre seguida do símbolo de restrição de faixa etária.
Este símbolo e a frase de advertência indicam que o brinquedo não deve ser dado para uma criança menor de 3 anos, pois existe um risco potencial de a criança engasgar com uma parte pequena ou engolir.
Para executar esse teste utilizamos um cilindro de ensaio que indica se a parte ou peça do brinquedo entra por completo no cilindro e se esse produto pode ser indicado para crianças menores de três anos. Caso essa parte ou peça seja maior do que o cilindro, para esse ensaio não há problema algum esse brinquedo ser indicado para crianças menores de 3 anos.
Esse ensaio reprova o produto nos testes para certificação quando o brinquedo é indicado para uma criança de 12 ou 24 meses por exemplo, porém em algum teste executado no brinquedo ele solta uma peça ou mesmo é constituído por alguma peça que seja muito pequena e entra no cilindro, desta maneira o brinquedo é reprovado e não poderá ser comercializado. Quando for comprar algum brinquedo sempre fique atento às frases de advertências e aos símbolos, e de preferência com o logo do Innac ao lado do Inmetro.