Na reunião realizada na sede do Ibametro, na Pituba, os 19 órgãos públicos e entidades que compõem a Rede de Consumo Seguro e Saúde – Ba construíram o Plano de Ação para 2018, que visa o enfrentamento aos acidentes de consumo no Estado da Bahia.
Entre os temas, foram debatidos: Produtos com riscos de causar acidentes de consumo, com danos à saúde e à segurança do usuário, a necessidade de maior rigor na fiscalização de aparelhos instalados em parques infantis, entre outros assuntos.
"O Ibametro atua no combate a produtos inseguros por meio da fiscalização constante e retirada do mercado de itens que não atendem a normas da qualidade determinadas pelo INMETRO. Encontramos de brinquedos a panelas de pressão com potencial para causar acidentes até mesmo letais", ressaltou o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.
Para o coordenador da Rede Consumo Seguro e Saúde Bahia, Gustavo Mercês, a articulação entre os órgãos permite otimização dos esforços públicos no enfrentamento aos acidentes de consumo no Estado. "Estamos completando cinco anos de trabalho conjunto em rede e cada vez mais buscamos integrar mais órgãos e entidades visando maior fiscalização e educação para o consumo seguro", destaca Mercês.
Estiveram presentes representantes da esfera estadual: Ibametro, Procon, Divisa, LACEN, Ciave, Corpo de Bombeiros, DPT polícia civil; da esfera municipal: Codecon, Visa Salvador, Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Salvador (mandato Rogéria Santos); da esfera federal: UFBA, IFBA, Anvisa (PAF). Entre as entidades civis: Movimento de donas de casa, Abdecon, CDL Salvador, Comissão de Defesa do Consumidor da OAB Bahia, bem como representantes do Hospital Aliança e do Hospital São Rafael.
Fonte: INMETRO