O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), autarquia da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) e órgão delegado do Inmetro na Bahia, entregou à população baiana dois empreendimentos instalados na sede do Centro Industrial de Aratu (CIA): Novo parque de laboratórios metrológicos e parque de verificação de caminhões-tanque, com capacidade duplicada.
Participaram da solenidade o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), Jaques Wagner, o representante do Inmetro, Daniel Ramos, os deputados Estaduais Roberto Carlos e Euclides Ferreira, além de outras lideranças políticas, sociais e empresariais. As autoridades percorreram, juntamente com o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal, as instalações da unidade para conhecer de perto as atividades em funcionamento.
Frutos de um investimento de aproximadamente R$2,5 milhões, os parques visam atender não só empresas baianas, notadamente indústrias, como também das regiões norte, nordeste e até mesmo sul e sudeste do país. Como resultado, o Ibametro passa a desempenhar um papel ainda mais expressivo na economia do Estado.
“O Ibametro é o braço do Inmetro na Bahia, na área de regulação de mercado no tocante à Metrologia Legal. Com a ampliação da oferta dos serviços, a população ganha duplamente: nossas empresas conseguem fazer os serviços em seu próprio Estado e em condições comerciais acessíveis e, por outro lado, o impacto tende a ser positivo sobre seus produtos finais para os consumidores baianos”, declarou o governador Rui Costa, representado no evento pelo secretário da SDE.
Parque de Laboratórios Metrológicos – Batizado de MetroLab, o novo parque inclui os seguintes laboratórios: Grandes Massas, Pressão, Grandezas Geométricas, Grandezas Elétricas e Etilômetro, além do Laboratório de Massa, acreditado há 20 anos. É dotado de variado e especializado acervo com mais de 120 itens, incluindo padrões e instrumentos de calibração.
Os laboratórios possuem competência, imparcialidade, capacidade e desempenho para realizar tarefas específicas e garantir a produção de resultados confiáveis, rastreáveis e reprodutíveis; pois, de acordo com a norma ISO 9001, todas as organizações credenciadas devem calibrar os seus equipamentos de medição, inspeção e controle, a fim de garantir a utilização de dados confiáveis, para monitorar a qualidade dos seus produtos e o seu aperfeiçoamento.
Outra clientela cativa é formada pelos órgãos delegados do Inmetro, em todo o país, que necessitam fazer a calibração de suas coleções de instrumentos e de equipamentos utilizados em atividades de fiscalização e verificação metrológica.
“No total, são 26 órgãos delegados, incluindo o Ibametro que também precisa executar tais serviços, inclusive para garantir que seus padrões e instrumentos e os de suas Agências Regionais sejam calibrados com qualidade garantida e de forma rápida, sem os transtornos com deslocamento, longos prazos e altos custos com calibrações externas. Se não existisse o MetroLab, tal valor impactaria na receita do órgão”, ressalta o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal. Sua gestão tem sido marcada pela racionalização de custos visando atingir a autonomia econômico-financeira do Ibametro.
O Ibametro possui em sua estrutura doze unidades, sendo nove Agências Regionais, instaladas nos principais municípios do Estado, que atendem às suas respectivas microrregiões. Elas situam-se em Feira de Santana, Jequié, Vitória da Conquista, Itabuna, Juazeiro, Eunápolis, Barreiras e Paulo Afonso, além da Regional de Salvador.
Laboratórios Metrológicos:
Grandezas elétricas – Capacitado para realizar ensaios em medidores eletromecânicos e eletrônicos de energia elétrica, a exemplo dos medidores instalados em residências bem como nas indústrias.
Grandezas geométricas – Têm como finalidade atender demandas de calibração e análise dimensional de instrumentos e peças diversas de medidas geométricas linear e angular;
Pressão – Atividade voltada à calibração de instrumentos que verificam pressão. Ex: calibração de esfigmomanômetros (aparelhos de medição de pressão arterial).
Grandes massas – Voltado para serviços de calibração dos pesos padrão de 200 e 500 kg, utilizados na verificação metrológica de balanças rodoviárias.
Etilômetro – Conhecido popularmente como bafômetro, esse instrumento de medição precisa passar por verificação anual compulsória, conforme regulamentação do Inmetro. Além de agentes públicos, as empresas privadas também podem solicitar o serviço, tais como: empresas de ônibus para controle de seus funcionários na condução dos automóveis.
Laboratório de Massa – Após totalmente reformado, oferta serviços de calibração de pesos padrão, peças diversas e balanças, notadamente para o parque industrial baiano, bem como atende a demandas internas do Ibametro e dos demais órgãos delegados do Inmetro no país.Fonte: INMETRO