O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) publicou no Diário Oficial da União o edital para a seleção de candidatos ao Programa de Bolsas Pronametro para o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), em Manaus. O objetivo é a concessão de bolsas para apoiar projetos que visem ao desenvolvimento e avaliação de produtos da região Amazônica e à implantação e execução da transferência de tecnologia no CBA.
As propostas devem considerar insumos e produtos oriundos da região Amazônica e estar de acordo com a estratégia de pesquisa, desenvolvimento e inovação no CBA, que está disponível no edital. O interesse industrial e econômico para a região amazônica é outro ponto fundamental nos projetos a serem apoiados.
As pesquisas poderão seguir seis linhas de estudo, entre elas “processos tecnológicos para obtenção de extratos, moléculas, marcadores químicos ou substâncias bioativas de origem em insumos da Amazônia visando produtos para cosméticos, fitoterápicos, alimentos ou similares”; “implantação ou desenvolvimento de métodos para controle da qualidade de água e alimentos”, e “implantação de métodos para identificação e avaliação de marcadores moleculares genéticos e padrões de DNA para insumos da Amazônia”.
As bolsas vão de R$ 1.500,00 (técnico de nível médio; ou estagiários diplomados por cursos técnicos apoiados pelo Inmetro) a R$ 15 mil (pesquisador/técnico de nível superior com: doutorado, experiência e liderança internacional comprovada através da coordenação de Projetos, Formação de Recursos Humanos, obtenções de patentes ou desenvolvimento de produtos, com experiência profissional mínima de 14 anos).
As inscrições podem ser feitas pelo formulário até 11 de setembro e os resultados serão divulgados no dia 29 de setembro.
Fonte: INMETRO