O Inmetro quer saber qual é a percepção do consumidor em relação à segurança dos capacetes para condutores de bicicletas e usuários de patins, skates e semelhantes, de uso adulto e infantil. A pesquisa é parte da Análise de Impacto Regulatório, estudo pioneiro conduzido pelo Instituto para avaliar a viabilidade de desenvolver um regulamento para o produto.
Clique aqui e participe! Em menos 30 segundos o consumidor responde a pesquisa, contribuindo para o processo de melhoria deste tipo de capacete.
Nacionais e importados – Em outubro de 2015, o Programa de Análise de Produtos avaliou a segurança dos capacetes de ciclistas, além das características gerais do produto, incluindo a rotulagem, de oito marcas, sendo três de uso infantil e cinco de uso adulto. Destas, três foram consideradas não conformes, sendo duas reprovadas no teste de eficiência do sistema de fixação, e a terceira em dois ensaios: resistência e facilidade de abertura do sistema de fixação e absorção de impacto. Além disso, todas as marcas demonstraram não conformidades no aspecto da rotulagem.
O relatório completo está disponível aqui no site do Inmetro.
Fonte: INMETRO