O presidente do Inmetro, Luís Fernando Panelli Cesar, e a diretoria do Instituto tiveram um encontro, no último dia primeiro, com uma delegação dos Estados Unidos composta pelo deputado James Sensenbrenner e pelo cônsul geral do Rio de Janeiro, James Story. A reunião reforça a disposição da Autarquia em apoiar o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) na aproximação com o governo americano, tendo como foco a convergência regulatória.
A segurança cibernética foi o tema discutido durante a maior parte do encontro. Para o deputado James Sensenbrenner, membro da comitiva americana, um dos principais desafios é definir o que de fato é segurança cibernética e o que se enquadra ou não neste conceito.
Parceria com o Nist
O diretor de Metrologia Científica e Industrial do Inmetro, Humberto Brandi, esclareceu que já são desenvolvidos projetos nesta área, em colaboração com o Nist (instituto congênere do Inmetro nos Estados Unidos): “O que se busca é a definição de padrões e protocolos comuns”, explica.
Ao final do encontro, Panelli reforçou que o Inmetro está aberto a novas formas de cooperação, não apenas relacionadas a dispositivos móveis, mas também a comunicações governamentais.
Fonte: INMETRO